Links Quebrados!

Olá, Galera...
Mandem seu pedido e informação sobre os links para: jqrc2005@yahoo.com.br ...E se você quer nos ajudar, traduzindo, diagramando, transcrevendo, restaurando, revisando ou escaneando, mande uma mensagem pro mesmo e-mail!

...Pessoal, acompanhe a Cronologia e Baixem também minha Planilha de Excel com a Cronologia Numerada para localização dos Gibis e Links... e Uma Boa Leitura a Todos!

Aquiles Grego

sábado, 5 de abril de 2014

PORQUE ESTAMOS RELANÇANDO O HOMEM-ARANHA COM QUALIDADE MASTERWORKS!

Por Nano Falcão!



Em vista da polêmica feita por um leitor anônimo que levantou a lebre INVERÍDICA de que os scans anteriores do Espantoso Homem-Aranha 32 teriam melhor qualidade, peço espaço ao Aquiles para que os leitores façam uma comparação e tirem suas próprias conclusões.

- Repare na diferença das cores (página 02). Na época os fotolitos chegavam em preto e branco no Brasil e as cores eram aplicadas pelos próprios funcionários da redação da Abril. Nem sempre eles seguiam o padrão das cores norte-americanas do gibi original.

- Repare também no corte de balões e redução do conteúdo dos mesmos em relação ao original norte-americano.

- A Página 03 foi suprimida pela editora Abril, provavelmente para dar espaço para mais uma página de anúncios. O número de quadrinhos dos gibis da Abril era limitado a 68 paginas das 84 de cada edição. Somente na versão da Biblioteca Histórica da Panini a história foi publicada na íntegra.

- Um bom exemplo de como a arte fica mais realçada na Masterworks é esta página 14. Comparem com a versão da Abril, onde as cores chapadas acabam por ocultar detalhes da arte de Steve Ditko.

- Na página final da história a Abril literalmente “tirou o Aranha de cena”. O desenho do último quadrinho foi cortado.

Poderíamos analisar página por página que veríamos a mesma coisa: cores adulteradas, diálogos cortados, resumidos, suprimidos. Pra não falar da tradução que não era feita com muito esforço, afinal ninguém ia comparar com o original americano mesmo, né?

Sei que esses gibis evocam uma época muito querida da infância de muitos, mas a verdade tem que ser dita quando se trata da qualidade dos quadrinhos. Não podemos deixar que a nostalgia embote nosso espírito crítico. Não existe nada que reduza a qualidade da arte das masterworks/biblioteca histórica Marvel em relação aos originais, pelo contrário, a  republicação de luxo em papel branco realça a arte e as cores. É claro que as cores estavam mais escuras no scan anterior, afinal era o scan de uma página amarelada de um gibi velho!

Quando o Spider-Team e o Baú da Marvel resolveram relançar todas as primeiras revistas do Aranha não foi por pura falta do que fazer. Escanear essas edições dá trabalho, tanto quanto editar as imagens e fazer as capas em português para que fiquem adequadas à leitura não só no computador, mas também nos tabletes. Seria muito mais fácil cruzar os braços e deixar tudo como estava, com os scans antigos... Mas fãs de quadrinhos, como nós, somos “bichos chatos” pra quem a qualidade é relevante. Algumas dessas histórias parece que estou lendo pela primeira vez, tamanha a diferença do texto com relação as edições antigas publicadas no Brasil.

Em suma, aqueles que tem pressa ou querem ler os gibis por pura nostalgia, há como achá-los na internet em diversos lugares, com esses scans aí, principalmente da editora Abril. Mas o Aquiles, eu, e o resto da turma da Era Marvel firmamos um pacto, dois anos atrás, de prezar pela qualidade. E essa é uma das coisas bacana desse blog, e dos nossos blogs, que você pode baixar um gibi sempre sabendo que vai baixar algo com a melhor qualidade possível. A gente não recebe um tostão por isso, a não ser a satisfação de ver um serviço bem feito. E a verdadeira intenção dos textos de monstros sagrados como Stan Lee e Roy Thomas e a arte na íntegra de Steve Ditko, Jack Kirby e Don Heck finalmente ao alcance dos leitores brasileiros, sem adaptações nem adulterações. 

 Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4


13 comentários:

  1. Parabens A Toda Equipe Pela Dedicação, Vocês São Feras.
    O Pessoal Que Levante Esses Flame Possivelmente Não Sentiram A Alegria De Poder Ler As Hqs Que Vocês Lançam Com Qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião é a seguinte: Quem critica tem que saber e mostrar fazer melhor. Como existem filmes e discos remasterizados de dez em dez anos, porque não os gibis? Por quê não os Scans? (em bem menos tempo.) Não critico quem já fez um Scan anterior, bem tosco. Com certeza, o cara quando escaneia não posta pensando: Rá, rá, rá, está uma porcaria, vou postar para sacanear geral. Com certeza ele achou que aquilo estava muito bom e iria agradar, Esses Scans 'toscos' me deixaram muito feliz quando comecei a baixar hqs digitais. E minha alegria vai aumentando à medida que a qualidade dos Scans de 'remasters' chegam à Internet. Feitos com paixão e dedicação nunca vistas em qualquer mídia. Então espero que quando a Equipe Era Marvel esteja toda no Reino de Valhala, apareça outra, para reciclar o que já era ótimo. Quanto às revistas da Abril e Editoras anteriores, sei hoje de todas as atrocidades graças ao Baú da Marvel e Aquiles Grego e Equipe. Mas acho legal ver as Edições, mesmo 'mutiladas', da maneira como foram lançadas.(Propagandas, Correio,etc...) Até por uma questão de manter um catálogo digital das hqs Nacionais. Espero não presenciar futuramente uma briga acirrada entre Scans de Revistas Nacionais e 'Importadas'. Acho que uma coisa completa a outra: Saudosistas e Completistas. Obrigado à Equipe Era Marvel. Acompanho tudo desde quando o Aquiles começou sozinho aqui.Sou fã. E vamos em frente.(Quando sairá o quebra-pau entre Hulk e Namor da última Tales? Rs...Um abraço!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Flávio. Eu também sou fã de nostalgia, mas prefiro ler esses gibis como foram outrora, como partes integrantes de uma publicação mix... sem consertos, sem fazer as partes puladas... Gosto de ler esses gibis como foram publicados pelas editoras. Sou um grande fã do seu blog e você sabe disso pelo tanto que comento lá (principalmente pra pedir mais edições do Capitão América, rsrs). O que nós da Era Marvel fazemos são versões em portugues das originais americanas. Daí elas tem que ser na íntegra e porque não se possível, com a melhor qualidade possível. Como você disse, remasterizar está na moda. É um barato ler de novo a mesma história agora com detalhes que antes não conhecíamos. É como ver Star Wars na nova versão remasterizada pelo George Lucas. Se alguém quer ler as histórias do Aranha como foram publicadas pela Ebal, Bloch e Abril, baixem os gibis da Ebal, Bloch e Abril, como eu faço. A nossa proposta é diferente, a acredito que há espaço para todos ao sol.

      Excluir
    2. Que bom que você entendeu o que eu quis dizer, Nano. A propósito: Sou Fã e frequentador assíduo do Hq Vintage. E meu lema é: Quanto mais raro e LEGÍVEL melhor. (Como vocês fazem.) Um abraço e obrigado por tudo!

      Excluir
  3. Cara, ou caras, o trabalho de vocês é simplesmente incrível. Várias lacunas foram preenchidaqs, porque as editoras que publicavam as revistas Marvel aqui no Brasil não seguiam muito a sequência das histórias publicadas nos USA. Eu só tenho a agradecer, parabenizar pelo belo trabalho e pedir que sigam com essa bela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Mermão, o trabalho é muito bom. Tenho e li scans das hq's em inglês, a tradução ta muito boa e as cores estão muito boas. Quando qualquer otário falar besteiras sem sentido vcs devem ignorar. Se forem criticas verdadeiramente construtivas, até vai a possibilidade de relevar a opinião. Mas... sejamos sincero todo mundo baixa de graça sem o menor esforço e ainda por cima se acha no direito de reclamar, eles que vão se catar.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de dizer. Tenho scan da era de Ouro, não sei se precisam. Me ponho a disposição para ajudar, disponibilizar oq eu puder, não sei se servem pq são scans amarelados e antigos em inglês mesmo, mas se precisarem estou disposto a ajudar. Parabéns pelo trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De preferência a gente tá buscando versões masterworks dessas mais antigas, AC... a não ser no caso de não existirem, daí a gente usa as scans antigas mas depois delas serem devidamente restauradas, é claro. Obrigado pela oferta.

      Excluir
  6. Nossa, nunca pensei que varia tanta ignorância em um blog de scans. Até mesmo o Nano que eu achava ser mais esperto, interpretou meus dois comentários de forma errada. Pela última vez, nunca reclamei do trabalho de ninguém, pois eu sei que quem faz as scans (scaneia, traduz, diagrama, etc) não recebe nenhum um tostão, por isso nunca reclamei de seus esforços, pelo contrário, acho essas pessoas que fazem os scans, "heróis de verdade". Me divirto muito com as scans. Eu só disse a minha opinião, felizmente vivemos em um país (teoricamente) livre, portanto qualquer um pode dizer o que pensa, é uma pena que a ignorância atinja tantas pessoas que te atacam apenas por pensarem diferente de você... deprimente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignorância é usar o termo tão displicentemente para propósitos ofensivos e bem longe do significado. Mas eu não esperaria algo diferente de alguém que posta ANONIMAMENTE pra atacar as pessoas protegido pela covardia do anonimato. Você disse uma inverdade e postamos as imagens para os leitores TIRAREM SUAS PRÓPRIAS conclusões. Muitos leitores poderiam deixar de baixar as revistas baseados num comentário despropositado com interesse de atacar nosso trabalho. Por alguma razão besta, muita gente que compartilha a "coleção completa" das revistas do Aranha, com os antigos scans, está vendo nosso trabalho como uma ameaça, e fica nos atacando anonimamente na internet acreditando, sei lá, que com isso vamos parar de fazer o que fazemos, que as pessoas vão parar de baixar nossos scans, e preferir os deles. Eu realmente não entendo porque a quantidade de downloads é tão importante pra algumas pessoas. Mas como disse antes, ainda que só meia-dúzia ou nós mesmos queiram ver um trabalho de qualidade, continuaremos em frente.

      Excluir
    2. Olá, Nano Falcão.
      Meu nome é Carlos Cerqueira, carioca, 56 anos, profissional de TI desde os anos 80. Acho que chega, por enquanto, né?
      Li completamente o seu texto acima, não procurei ler o do anonimo, mas acho que deu pra entender que ele apenas deu uma opinião pessoal sobre qual das 2 versões ele prefere. Se isso está correto, bastaria postar o seu comentário para, com suas palavras, os leitores (que jamais deixariam de baixar as revistas por uma opinião pessoal... hehe... seria engraçado imaginar isso e pior... se importar com isso... mas, vá lá) TIRAREM SUAS PRÓPRIAS conclusões.
      Chamar vc de ignorante por expor a sua opinião (ainda que bem embasada e com a qual concordo plenamente, ok?), é entrar num ciclo vicioso.. Percebe? Pense... Ele chamou vc de ignorante pelo mesmo motivo que vc o chama de ignorante.... por expressar uma opinião...Fantástico !!!
      Acho que perdi algo, não lendo o comentário dele... hehe....
      Aproveitem o dia, jovens !!! Dificil crer que somos contemporâneos...
      Abs,

      Excluir
  7. Tem um certo Tião vendendo scans na praça 15, mas são de terceiros que ele repassa com outro camarada risonho e careca. Verifiquem por lá, próximo à saída das barcas...
    São scans bem feitos, mas eu não os compro por serem caros e exorbitantes demais, encarecidos por uma frescura de saber-fazer ou bancar o espertinho...
    Raramente compro um, se for BEM FEITO, porém mantenho o pé atrás e nunca desprestigio a nona arte, podem crer! Prefiro comprar originais em sebos ou livrarias especializadas, desde que a grana compense o gasto, claro!

    ResponderExcluir
  8. A ABRIL EM SUA PRIMEIRA ÉPOCA DE PUBLICAR AS HQs MARVEL SIMPLESMENTE NOS DEU "PÉROLAS" COMO "AS GUERRAS SECRETAS", QUANDO SE TEM A NOÇÃO DA TREMENDA .... QUE FIZERAM NESSA ÉPICA SAGA, TEMOS A NOÇÃO DE QUE OS CARAS DEVERIAM TER CONTINUADO SOMENTE PUBLICANDO A DISNEY, NÃO QUE SEJAM MENOS IMPORTANTES QUE AS DOS SUPERs, MAS SIM PELA DIFERENÇA NA PROPOSTA AO LEITOR DE CADA TIPO DE HQ,. APESAR QUE QUANDO VI COMO SÃO PUBLICADAS AS HQs DISNEY NO EXTERIOR TIVE A EXATA NOÇÃO DO QUE PERDEMOS, POIS OS ARTISTAS DESSAS HQs SÃO GÊNIOS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...